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O que é sistema PABX?

PABX é a sigla para Private Automatic Branch Exchange, que quando traduzida para o português seria algo como “Troca automática de ramais privados”. Sua função começa a ficar mais clara agora, não é mesmo?

Esse sistema começou a se firmar nos anos 90, quando a indústria de telecomunicações passou por intensas mudanças. O PABX representou a troca das centrais telefônicas eletromecânicas pelas digitais, modificação fundamental para as operadoras de telefonia da época — afinal, novas possibilidades e facilidades se desenhavam no horizonte.

Normalmente, sistemas de telefonia privada são caros e requerem um profissional para a instalação, já que envolvem um sistema complexo. Isso muda quando se trata do PABX: qualquer um que tenha conhecimentos básicos de informática pode realizar a sua instalação. E não se engane: apesar da facilidade de instalação, os recursos são muitos!

Sistema prático e eficiente

O sistema PABX pode ser utilizado tanto em empresas quanto em residências, mas são mais comuns em empreendimentos pela necessidade de atender a uma ampla rede de funcionários. Assim, dentro de uma call center, por exemplo, o PABX se configura como uma rede de telefonia privada. Uma vez instalado, é gratuito dentro de suas dependências, não estando associado a nenhuma operadora telefônica: basta estar ligado a uma tomada elétrica.

O PABX, dessa forma, é um distribuidor de linhas e ramais. Várias pessoas podem usar a mesma linha telefônica por meio do sistema PABX, montando uma rede interna de comunicação. Em ligações dentro da empresa, basta que a pessoa selecione um código (normalmente, a tecla zero), para assim selecionar o PABX. Além disso, ele também é capaz de realizar chamadas externas.

Já quando se trata de chamadas recebidas pela empresa, o PABX centraliza as ligações para um ponto único, o operador, que pode transferir a chamada para o ramal desejado. Para esse tipo de ação, geralmente se utiliza a tecla FLASH do aparelho telefônico.

Contribui para a organização das empresas

É por meio do sistema PABX que empresas como as call centers podem existir e funcionar de forma eficaz e produtiva. Ele contribui para a organização de instituições, que lidam diariamente com um volume imenso de ligações a todo momento, direcionadas a diferentes pessoas e ramais.

Após a instalação simples do sistema PABX, é possível, além de transferir chamadas, reter, estacionar e manter sigilo completo entre as ligações. Ele também conta com recursos, como atendimento automático, identificação de chamadas e secretária eletrônica. Como se não bastasse, é possível também conectar a central ao porteiro eletrônico, para que toque diretamente no telefone.

Entendeu como funciona o sistema PABX e seus benefícios? Tem ainda alguma dúvida? Compartilhe-a com a gente na aba de comentários!

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Author

Fernando Ferreira

Eng. Fernando Ferreira Especialista em desenvolvimento de projetos de telecomunicações

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