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A importância de um bom atendimento

Todo cliente é especial, e se ele está interessado em gastar o tempo dele comprando e dando dinheiro para a sua empresa, é uma obrigação garantir que ele seja bem atendido. Isso será uma prova de profissionalismo e excelência por parte da equipe e mostrará, dentre outras coisas, que essa é uma empresa séria. É importante que o atendente esteja preparado e que veja o público como pessoas que precisam de soluções para seus problemas, e não apenas como indivíduos que vão gerar faturamento comprando seus produtos.

Logo, é importante que a equipe de vendas esteja atenta às seguintes questões:

1. Conhecer bem o negócio

É necessário que o responsável pelo atendimento conheça muito bem a empresa e todos os produtos que ela oferece. Dessa forma, fica mais fácil de mostrá-los para os clientes, além de ter sempre uma resposta para qualquer questionamento que possa ser feito. Estar em contato com alguém que realmente saiba o que está falando também deixará o cliente mais seguro para realizar a compra.

2. Entender o cliente

Não tem como atender um cliente bem sem saber o que ele busca. O ideal é que a equipe de atendimento saiba com quem está falando e tenha consciência das motivações que levaram o consumidor até ali. Investigue, realize pesquisas, faça perguntas e se coloque no lugar dele. Isto ajudará a resolver o que ele quer com mais eficiência e rapidez.

 

3. Se comportar adequadamente

É essencial criar uma situação confortável junto ao cliente na hora da compra. Para isso, deixe claro que seu intuito é de ajudar, e não de empurrar algo desesperadamente apenas para fechar uma venda. Estabeleça uma relação cordial e escute quais são as dúvidas que ele tem sobre o produto ou serviço oferecido. Com um comportamento educado e gentil, você gera uma sensação de confiança no consumidor que o deixará se sentirá mais confortável para comprar aquilo que deseja.

4. Saber explorar as possibilidades

Evite dar respostar negativas. Caso você não tenha uma solução imediata para o que o cliente quer, ofereça alternativas e mostre uma visão que talvez o cliente ainda não conheça. Quando necessário, dê sugestões ao cliente, mostrando algo além do que ele busca. Caso ele se mostre leigo no assunto, mostre seu conhecimento e sugira mais opções e possibilidades.

5. Se preocupar com o pós-venda

Após fechar o negócio com o cliente, esclareça todas as especificações da aquisição, para que ele não tenha nenhuma surpresa desagradável depois disso. Também dê orientações sobre o pós-venda, se colocando à disposição para dúvidas e mantendo um contato próximo a ele. Dessa forma, o consumidor terá a certeza de que ele pode confiar em sua empresa e naquilo que está sendo vendido.

Dê atenção total aos seus clientes

Em um mercado cada vez mais competitivo, oferecer um bom atendimento não é um diferencial, e sim uma obrigação. Lembre-se: quando satisfeito, o consumidor sempre volta a comprar e faz propaganda positiva da empresa. Explique, treine e capacite todos os profissionais responsáveis pelo setor, para estabelecer uma mentalidade que preze cada vez mais por uma experiência de compra do cliente positiva.

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Author

Fernando Ferreira

Eng. Fernando Ferreira Especialista em desenvolvimento de projetos de telecomunicações

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