Biometria de Voz Call Center Geral

Diversas empresas substituíram seus sistemas tradicionais de telefonia pela comunicação de voz em redes IP (VoIP) que, como o próprio nome sugere, é uma tecnologia que possibilita a transmissão de voz em tempo real na forma de pacotes de dados através dos protocolos de redes IP (TCP/UDP).

Os benefícios em relação à telefonia tradicional são vários. Conheça alguns deles agora.

1 – Redução de custos

A diminuição considerável de gastos com comunicação é a vantagem que mais se destaca no uso da tecnologia VoIP. Mesmo com as frequentes baixas de tarifas para ligações que as operadoras de telefonia vem oferecendo para as empresas, a VoIP figura como sendo a mais econômica opção para as empresas, mesmo em comparação também com o famoso “0800”, que costuma ter altas tarifas.

Em virtude de utilizar a conexão com a internet para transmitir os dados de voz, ele dispensa boa parte da estrutura e gasto que requer um sistema telefônico convencional, além de permitir total gratuidade de conversação quando ambas as partes envolvidas utilizam a tecnologia, a exemplo de duas filiais de uma mesma empresa.

2 – Customização

A tecnologia VoIP concede alta possibilidade de customização, uma vez que existem diversos softwares e utilitários que podem ser integrados à tecnologia e que viabilizam, por exemplo, a adequação de uma interface específica às necessidades da sua empresa, facilitando assim toda a rotina de atendimento dos call centers, por exemplo.

3 – Controle de qualidade

Tendo em vista a tamanha gama de opções de gerenciamento e integração que a tecnologia oferece, é possível, por exemplo, controlar a qualidade, tempo e nível de atendimento dos operadores com o uso de softwares específicos, em que é possível a gravação simultânea de tela e voz. Com esses softwares, você consegue verificar a convergência entre as informações fornecidas ao cliente e os procedimentos que estão sendo realizados no sistema no momento deste atendimento.

4 – Flexibilidade de gestão

Uma vez que é possível a integração com outros softwares, a tecnologia VoIP permite também alta flexibilidade de atendimento, podendo qualquer operador fazê-lo a partir de um local que possua conexão com a internet. Em um cenário onde um operador de call center precise atender alguma demanda de lugares diferentes, seria possível utilizar softwares de gerenciamento de voz, com facilidades, como login unificado, centralização e controle de informações.

5 – Não tem limitações geográficas

Tendo em vista que o protocolo utiliza a rede global de dados para transmitir os dados de voz, as rotinas podem ser executadas de absolutamente qualquer lugar que disponha de uma conexão com a internet, o que torna o processo de atendimento muito mais flexível do que o 0800 tradicional. Um operador consegue, por exemplo, atender à ligação de um cliente, através do seu smartphone, enquanto está a caminho para uma reunião.

A forma de atender os clientes está mudando

Chegamos a outro nível de serviço de atendimento ao consumidor, cujas vantagens e benefícios tanto para quem atende quanto para quem é atendido são inúmeras. Flexibilidade e expansão das possibilidades de atendimento, gestão unificada, centralização de dados e redução de custos são somente algumas das facilidades que a tecnologia VoIP pode oferecer às empresas de todos os portes.

Você já conhecia os benefícios da tecnologia VoIP? Tem ainda alguma dúvida? Compartilhe com a gente!

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Author

Fernando Ferreira

Eng. Fernando Ferreira Especialista em desenvolvimento de projetos de telecomunicações

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