1 – Treinamento em primeiro lugar
Colaboradores despreparados erram muito mais e não resistem à dura rotina. É por isso que o treinamento deve ser a palavra de ordem neste segmento. Mesmo que leve mais tempo e demande mais recursos, investir em programas de aprendizagem vale a pena, pois os índices de rotatividade serão menores e os funcionários se sentirão fortalecidos e dispostos a encarar seus desafios diários.
2 – Faça do bem-estar da equipe uma obrigação
Boas condições de trabalho são fundamentais em um call center. Estabeleça intervalos razoáveis e permita que as pessoas interajam livremente. Certifique-se de que o espaço é confortável e convidativo ao descanso, e você verá que 15 minutos podem fazer maravilhas pela energia e disposição da equipe.
3 – Nunca deixe a motivação em segundo plano
Motivar é uma ação que só surte efeito se for feita de maneira contínua, diversificada e criativa. Proponha novas fórmulas, não fique refém dos mesmos sistemas de premiação. Uma boa tática é personalizar as recompensas, fazendo com que o funcionário saiba que você realmente pensou nele. Basta dedicar-se um pouco a conhecer melhor as pessoas que estão à sua volta.
4 – Trace metas realistas
De nada adianta estabelecer parâmetros altíssimos, praticamente inviáveis, só para assegurar-se de que os resultados sejam expressivos de qualquer forma. Essa política pode funcionar em curto prazo, mas produz extrema tensão e níveis de estresse que, no fim, vão afetar a produtividade.
5 – Monitore as ligações
Acompanhar o trabalho de perto é a forma mais eficiente de identificar erros de abordagem, informações equivocadas e outras falhas a tempo de evitar que elas se repitam, tornem-se sistemáticas e causem estragos ainda maiores.
Como anda o ambiente da sua equipe de call center? Compartilhe este artigo e ajude a melhorar o cotidiano de trabalho neste segmento!
Conheça as soluções de gravações telefônicas e monitoramento da Vox Soluções.