Instituições Financeiras

De segunda a sexta são negociados bilhões de reais no pregão eletrônico da BM&F BOVESPA, com a participação de milhares de investidores, tanto do Brasil quanto do exterior. Como grandes quantias fazem parte das transações financeiras e como quaisquer descuidos humanos ou falhas técnicas podem gerar perdas aos participantes do mercado, segurança e confiabilidade são palavras-chave na intermediação dos negócios.

Conheça, a seguir, o Programa de Qualificação Operacional da BM&F BOVESPA e os selos de qualidade emitidos pela bolsa.

O que é o Programa de Qualificação Operacional?

Programa de Qualificação Operacional (PQO) da BM&F BOVESPA é uma iniciativa que tem como objetivo avaliar e certificar corretoras de valores e bancos que operam na bolsa, de modo a assegurar a qualidade e a solidez dessas instituições financeiras. O PQO abrange uma série de requisitos e de indicadores operacionais, que devem ser seguidos pelas corretoras, independentes e vinculadas a bancos, para obtenção dos selos de qualificação do programa.

Segurança das operações na BM&F BOVESPA

Alguns investidores compram e vendem ativos financeiros, como ações de empresas, de onde eles estiverem por meio da plataforma home broker, pela internet. Já outros investidores preferem emitir ordens de compra ou de venda por intermédio das chamadas mesas de operações das corretoras, por telefone. Seja em qual for o caso, o ambiente de negociação deve oferecer segurança e confiabilidade. O fato de o mercado financeiro é muito dinâmico, como no caso do pregão eletrônico das ações, faz com que qualquer atraso ou falha possa significar a perda de uma oportunidade.

Para garantir a segurança das operações na bolsa, o Programa de Qualificação Operacional (PQO) da BM&F BOVESPA segue algumas exigências da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Por exemplo, as ligações dos clientes para as corretoras devem ser todas identificadas, com data e horário, entre outras informações, bem como os diálogos devem ser gravados e guardados de modo seguro por, pelo menos, cinco anos.

Os sistemas de gravação devem permitir a reprodução dos áudios com clareza e proibir edições. Além disso, as corretoras devem fazer cópias das gravações, conforme os requisitos do PQO. Os áudios podem ser usados em eventuais processos na CVM, por isso, é necessário armazenar o conteúdo das ligações. Vale lembrar que esse material pode ser usado tanto pelas corretoras quanto pelos clientes em eventuais contestações de operações.

Selos de qualificação da BM&F BOVESPA

Os selos de qualificação do PQO atestam que as corretoras dispõem de estrutura organizacional e tecnológica para prestar serviços especializados no ambiente de negociação da BM&F BOVESPA. O selo Execution Broker diz respeito a serviços para investidores institucionais. Já o selo Retail Broker se refere aos serviços prestados a pessoas físicas e jurídicas não financeiras. O selo Agro Broker, por sua vez, trata-se do atendimento aos clientes de derivativos de commodities agropecuárias. Por fim, o selo Carrying Broker atesta a capacidade das corretoras de prestar serviços de gerenciamento de risco, liquidação, serviços de custódia para investidores institucionais e pessoas jurídicas não financeiras.

A empresa onde você atua já obteve algum selo de qualificação da BM&F BOVESPA? Se sim, qual deles? Conte pra gente nos comentários aqui do blog.

As soluções de gravação telefônica e armazenamento de dados da Vox Soluções, atendem a todos os requisitos do PQO. Veja nossos produtos e agende uma conversa sem compromisso.

Author

Fernando Ferreira

Eng. Fernando Ferreira Especialista em desenvolvimento de projetos de telecomunicações

Descubra como monitorar 100% da sua operação de atendimento com IA