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Realize um diagnóstico preciso

Uma boa dica é começar pela investigação dos casos de turnover. Existe algum perfil específico de colaborador que fique mais ou menos tempo? Outros critérios a investigar são equipes específicas ou mesmo canais de contratação, pois a relação do funcionário com a empresa começa já no processo seletivo.

O objetivo desse diagnóstico é reunir dados suficientes para encontrar onde estão as maiores dificuldades e talvez até os indicadores que ajudam a “prever” a saída de um colaborador.

Identifique os fatores motivacionais

Sabendo a origem dos pedidos de demissão, é importante conversar com os funcionários para saber quais são os fatores de motivação de cada perfil. Nessas entrevistas, o mais importante é que a empresa entenda como pode ajudar o funcionário a se desenvolver. As pessoas pensam de maneiras diferentes e o que é valioso para alguns funcionários, pode não ser para outros — lembre-se que é importante respeitar a diversidade!

Invista no treinamento e na valorização das equipes

Independentemente das motivações, toda pessoa gosta de se sentir valorizada, principalmente no ambiente profissional. Uma das melhores formas de conseguir isso é investindo em treinamento constante e no reconhecimento de quem tem um bom desempenho. Quando o call center investe em treinamento, o benefício é duplo: além de motivar os funcionários e diminuir o turnover, também melhora outros indicadores importantes, como o aumento da produtividade e o absenteísmo, por exemplo.

Elabore um bom plano de cargos e salários

Este é outro ponto em comum para todos os perfis de funcionários, que também não depende de motivações específicas e nem mesmo da idade. Muitas vezes, mais importante até do que o salário atual, é enxergar um caminho de possibilidades animadoras para seu futuro na empresa. Um bom plano de cargos e salários é um fator motivacional poderoso, pois ajuda o funcionário a ter, em paralelo, seus planos individuais, pois ele sabe que sua dedicação será justamente recompensada com aquele aumento salarial ou promoção que ele tanto deseja.

Monitore suas iniciativas e consiga diminuir o turnover em call center

Seja qual for a estratégia definida, é importante monitorar se as ações estão obtendo o resultado esperado. Se você fez um bom diagnóstico, certamente encontrou indicadores prévios ao turnover: pode ser um aumento no absenteísmo, uma queda na satisfação dos clientes atendidos por aquele funcionário ou qualquer outra indicação de que você está prestes a perdê-lo.

Monitorar esses indicadores ajuda a saber se as suas ações vão ter o resultado esperado ou não e possibilitam correções a tempo de evitar problemas ainda maiores!

E você? Tem alguma dica extra para diminuir o turnover em call center? Comente neste post e compartilhe sua experiência no assunto!

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Author

Fernando Ferreira

Eng. Fernando Ferreira Especialista em desenvolvimento de projetos de telecomunicações

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